O Uso de brinquedos e jogos na educação infantil.
O
homem em suas diferentes fases de desenvolvimento está sempre construindo
conhecimentos, tentando se organizar. Para cada etapa há relações com os tipos
de construções realizadas e destas vivências despontam modos de atuação que se
adequam melhor à vida cidadã.
O
ser humano passa por diferentes etapas nesta construção, desde o chupar o
polegar até elaborar pensamentos com diferentes estruturas.
Construir
um saber apropriar-se de um conhecimento. É no seio deste processo que a
criança irá construindo com a possibilidade de transformar o objeto, de acordo
com a experiência de cada um.
Sem
a brincadeira (lúdico) fica tedioso o processo de aprendizagem. É necessário
que a construção se faça a partir do jogo, da imaginação, do conhecimento do
corpo.
Brincar
é vital, primordial e essencial, pois, esta é a maneira que o sujeito humano,
na saúde, utiliza para se estruturar como sujeito da emoção, da razão e da
relação.
A
construção de símbolos é fato marcante para o homo sapiens. A criança, ao fazer
tal conquista, entra para um espaço social e cultural extremamente valorizado
nas culturas letradas e tal fato não passa desapercebido pelos que cuidam dela,
às vezes, por ter um ritmo diferente, os adultos acabam deixando de valorizar o
processo de conquista e querem logo o resultado, o produto.
O trabalho teve como objetivo principal discutir os motivos que levam as crianças a
dedicarem grande parte de seu tempo ao jogo, à brincadeira. Por esse motivo,
pesquisamos sobre como é importante a criança aprender brincando.
Para
isto, as contribuições de Piaget, Vygotsky e Wallon (apud UVA/2005) entre
outros pensadores da Educação apresentam experiências concretas na realidade
brasileira que permitem uma perspectiva em que se prioriza na Educação Infantil
as bases primeiras da formação para cidadania, percebendo-se a criança como ser
humano pleno.
Para atuar na Educação Infantil e necessário
conhecer as crianças, suas características e seus direitos, conhecer a
metodologia própria para atuar com mediador, bem como a legislação que
possibilite a formação de um cidadão na atualidade e que respalde um verdadeiro
trabalho pedagógico na Educação Infantil.
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