ATIVIDADES LÚDICAS
Os jogos
e brinquedos, embora sendo um elemento sempre presente na humanidade desde seu
início, também não tinham a conotação que têm hoje, eram vistos como fúteis e
tinham como objetivo a distração e o recreio.
Salienta
Almeida (2004), cada época e cada cultura têm uma visão diferente de infância,
mas a que mais predominou foi a da criança como ser inocente, inacabado,
incompleto, um ser em miniatura, dando à criança uma visão negativa. Entretanto
já no século XVIII, Rousseau se preocupava em dar uma conotação diferente para
a infância, mas suas idéias vieram a se firmar no início do século XX, quando
psicólogos e pedagogos começaram a considerar a criança como uma criatura
especial com especificidades, características e necessidades próprias.
Foi
preciso que houvesse uma profunda mudança da imagem da criança na sociedade
para que se pudesse associar uma visão positiva a suas atividades espontâneas,
surgindo como decorrência à valorização dos jogos e brinquedos.
O
aparecimento do jogo e do brinquedo como fator do desenvolvimento infantil
proporcionou um campo amplo de estudos e pesquisas e hoje é questão de consenso
a importância do lúdico. Dentre as contribuições mais importantes destes
estudos, segundo Negrine (1994, p. 41) podemos destacar:
- As atividades lúdicas possibilitam fomentar a
“resiliência”, pois permitem a formação do autoconceito positivo;
- As atividades lúdicas possibilitam o desenvolvimento
integral da criança, já que através destas atividades a criança se desenvolve
afetivamente, convive socialmente e opera mentalmente.
- O brinquedo e o jogo são produtos de cultura e seus
usos permitem a inserção da criança na sociedade;
- Brincar é uma necessidade básica assim como é a
nutrição, a saúde, a habitação e a educação;
- Brincar ajuda a criança no seu desenvolvimento
físico, afetivo, intelectual e social, pois, através das atividades lúdicas, a
criança forma conceitos, relaciona idéias, estabelece relações lógicas,
desenvolve a expressão oral e corporal, reforça habilidades sociais, reduz a
agressividade, integra-se na sociedade e constrói seu próprio conhecimento.
Percebemos a importância da
atividade lúdica que passa a determinar tanto as relações das crianças com o
objeto estudado quanto com as afinidades estabelecidas entre os participantes
do jogo.
Segundo Vygotsky (apud Friedmann, p.
36), o jogo é imprescindível para o desenvolvimento cognitivo, pois o processo
de criar situações imaginárias leva ao desenvolvimento do pensamento abstrato.
Isso acontece porque novos relacionamentos são criados no jogo entre
significados, objetos e ações.
Para
Jean Piaget (1978, p. 190) “... o organismo assimila incessantemente o meio à
sua estrutura, ao mesmo tempo em que acomoda a estrutura ao meio, a adaptação
constituindo um equilíbrio entre tais trocas”.